24.1.09

Era Uma Vez


Não se preocupe. Não estou aqui para contar historias de princesas, príncipes e bruxas. Não vou relembrar como foi que eu me senti ao escutar historias em que madrastas atormentavam suas filhas postiças, e como achava magico quando fadas madrinhas apareciam e 'salvavam o dia'.
Só fiquei com vontade de comentar um pensamento que me veio a cabeça. Um pensamentozinho.
Acabei de descobrir que não gosto muito dessas princesas que se deitam numa cama, deixam o tempo passar e esperam o príncipe para salva-las de sua prisão e matar a bruxa.
Bela Adormecida, Cinderela, Branca de Neve. Todas essas ficaram paradas e esperaram o destino fazer sua historia. Não gosto delas.
Gosto é da Ariel (pequena sereia) e da Bela (de bela e a fera). As duas lutaram. A primeira, para conseguir o que queria, fez uma troca com uma megera. Passaram a perna na sereia, mas, mesmo assim, sem nenhum macho man com uma espada, ela conseguiu se recuperar, conseguiu realizar seu sonho. Sozinha (não completamente sozinha, sabe, com uma mãozinha aqui, outra ali).
A Bela é outra que lutou. E acho que sua historia traz uma mensagem linda. Nela não tem nenhuma bruxa, é um ser humano que é malvado mesmo. Essa historia dá um up no nosso senso de real. Sim, os moveis e objetos falam, mas isso é só um detalhe. Esse conto de fadas mostra como homens podem ser malvados, mas também mostra como podemos enfrentar qualquer coisa.
Acho que todos nós vivemos nossos próprios contos, alguns são a Branca de Neve (que deixam a vida seguir, sem dar um rumo pra ela) e outros são a Ariel (que fazem acontecer). E eu poderia dizer que todos vivem felizes para sempre, mas que graça tem isso.

6 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom [pra variar...]

Gárgola disse...

Genial! Que lucidez... Tem gente que escreve todo um livro com filosofadas e palavras estranhas para dizer o que você disse com jeito e graça. É muito bom ler um texto assim. Se você deixar, vou traduzir para usar em alguma oficina con pseudo -'princesas'.

beijos

Laís D. disse...

Pensando nisso, talvez seja por isso que eu sempre detestei vários contos de fadas, principalmente ciderela e a bela adormecida. Mas sempre gostei demais, li várias e várias vezes, a bela e a fera, alice no país das maravilhas (e recentemente no país dos espelhos) e a história de doroty que agora eu não lembro o nome. Mas é aí que tá, qual a graça de viver uma história sem fazernada, sem lutar, quando na vida real aqueles que fazem isso se dão mal ou apenas existem sem nenhuma importância? E porque tão poucos existem lutando, brigando, caindo mas levantando e seguindo em frente e esses sim conseguem algo da vida? Acho um erro colocarem essas histórias para nós que apenas dizem que somos fracas e que temos que esperar algo para nos protegar. Afinal, se eu tiver um dragão na minha frente que quer me matar, eu não vou esperar defesa, eu vou lutar até eu vencer ou perder, mas se perder ter perdido sem jamais desistir. E é nisso que eu aposto, na parte que diz que mesmo que você perca, você deve levantar a cabeça para continuar a lutar.

Nane disse...

ow!Adorei o post!Sempre curti a Bela e a Fera...Um pouco por me identificar com a fera (haushausa), Parte por ser contra a homofobia...E parte pelos objetos que falam e dançam..(Qual é o problemas com eles, eles tbm estão presentes em Alice (no país dos espelhos e Das Maravilhas), e tbm no Pequeno Príncipe...Que são de fato, os meus prediletos! Suas palavras foram realmente, simples e mt sábias!
Costumo chamar o meu HOJE, de PARA SEMPRE...FikaAdika!;)

Juls disse...

Certo, depois de ler isso eu estou colocando teu blog nos meus favoritos, omg. A-DO-REI.

Georgia disse...

eu lia , mais nunca me interessava totalmente como me interesso hoje por livros que contam histórias de cavaleiros , de terror , ou até mesmo um romanse...por esses sim eu consigo ler sem aquela chatice dos contos de fadas que sempre acabam que contando a mesma história , com o mesmo final , e com o memso meio , onde a 'malvada' tenta acabar com a pricesinha e não consegue...isso é chato e nesses tempos ninguém mais está se interessando...bjjss